oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

sexta-feira, 8 de abril de 2016

A paz é o espírito das Olimpíadas

Histórico

A Trégua Olímpica

tregua olimpica

       A Trégua Olímpica foi criada no século VIIII a.C., com o objetivo de estabelecer a paz na Grécia Antiga. Segundo a lenda, o rei grego foi avisado por um oráculo que para quebrar o ciclo de conflitos, deveria ser feita uma competição atlética amistosa a cada quatro anos. Então, o rei propôs aos reinos próximos uma trégua, chamada de Ekecheiria, que em grego significa “dar as mãos”. Durante o Período de trégua, os atletas, os artistas e suas famílias, bem como peregrinos comum, poderiam viajar em total segurança para participar ou assistir os Jogos Olímpicos e voltar mais tarde para sua respectivos países. Assim foram criados os primeiros Jogos Olímpicos em 776 a.C. Originalmente a trégua começava sete dias antes dos Jogos e durava mais sete dias após, mas depois foi estendido para cinquenta dias antes e depois.
Baron Pierre de Coubertin
 Através deste conceito global e simbólico, o COI tem como objetivos:
• Mobilizar os jovens para a promoção dos ideais olímpicos;
• Utilizar o esporte para estabelecer contatos entre as comunidades em conflito;
• Oferecer ajuda humanitária em países em guerra;
• Criar uma janela de oportunidades para o diálogo e reconciliação.

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas em jogos olímpicos em 1920; desde então, dezenas foram conquistadas, tanto ouro, como prata e bronze.


"O esporte por si só não pode impor ou manter a paz. Mas tem um papel vital a desempenhar na construção de um mundo melhor e mais pacífico."
(Dr. Jacques Rogge, Presidente do COI, outubro de 2007)
2. Jogos Olímpicos de Londres 2012

bastao jogos olimpicosEm Londres, na Inglaterra, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, ocorreram os XXX Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna. Logo após, realizaram-se, na mesma cidade, os Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, entre 29 de agosto e 9 de setembro. Londres foi a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.

Na Assembléia Geral da ONU, de 17 de outubro de 2011, entrou em vigor a resolução que instituiu a Trégua Olímpica à serem observados durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, estimulando as partes em conflito ao redor do mundo para que deponham suas armas como realizados pelos gregos durante os jogos a cerca de 2.700 anos atrás. Numa resolução co-patrocinada por todos os 193 Estados membros, a Assembléia Geral exortou todas as nações a observar a Trégua Olímpica, individualmente e coletivamente, durante seis semanas, começando com a abertura dos Jogos Olímpicos em 27 de julho e terminando com o encerramento dos Jogos Paraolímpicos em 9 de setembro.

assembleia onuNa tentativa de trazer esta resolução em realidade e com isso deixar um legado importante, que não será medido em medalhas conquistadas e recordes quebrados, mas em vidas salvas e ao menos parcialmente restauradas. Esse é o tipo de conquista olímpica que beneficia a todos.

Várias iniciativas foram realizadas na tentativa de viver a Trégua Sagrada doa antigos gregos como uma realidade dos tempos modernos. As dioceses de Westminster, Brentwood e Southwark executaram uma série de ações para os católicos trabalharem com a finalidade de desenvolver uma resposta de paz para os Jogos. Escolas foram incentivadas a organizar eventos e atividades sobre o tema da paz a partir de 08 de junho de 2012, 50 dias antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos de 2012. Paróquias realizaram encontros de reflexões nos 50 dias após a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos até 28 de outubro de 2012.

Nestes cem dias, excluindo o período entre o início dos Jogos Olímpicos e encerramento dos Jogos Paraolímpicos, foram oferecidas as paróquias e escolas momentos únicos e uma oportunidade para conceber atividades que celebrem a paz através da oração, esporte e cultura. Foram momentos não apenas de celebração dos Jogos, mas também de criação de um legado de paz dentro dos bairros e comunidades de Londres.

festival juventudeOutras iniciativas realizadas incluiram diversas comunidades e denominações cristãs, e outros grupos religiosos, reunidos em oração no dia 9 de Junho de 2012, na Igreja anglicana de St Martin-in-the-Fields, no centro de Londres, como um testemunho ao mundo de que somos uma nação que tem por missão defender e lutar pela paz. Houve também uma campanha para oferecer hospitalidade simples para receber os familiares e amigos dos atletas de nações mais pobres durante os Jogos através do Programa Homestay Família atleta. Este tem sido adotado pela organização More Than Gold, um grupo ecumenico ao qual a igreja católica faz parte, e envolve a abertura de nossas casas por oito noites de alojamento e pequeno-almoço para alguém menos bem do que nós mesmos que irão apoiar o seu membro da família a competir nos Jogos.
No entanto, que todo o esforço e apoio às iniciativas desportivas que construir a paz não terminaram com 2012. A Inglaterra vai sediar os Jogos da Commonwealth em 2014, a Copa do Mundo de Rugby em 2015, Mundial de Atletismo em 2017 e da Copa do Mundo de Críquete em 2019. Com isto em mente, e desejando aplicar rico ensinamento do Beato João Paulo II sobre a fé e esporte, nossos bispos criaram seu próprio projeto de legado na forma da Fundação João Paulo II para o Esporte, cujo lema é "mais paz por mais esporte" (ver www.johnpaul2foundation4sport.org). Cada paróquia, escola e clube esportivo - católico ou não - podem tornar-se parte de uma família mais alargada, de âmbito nacional, que continua a defender como seu prêmio "a respeito da realização".
Joshua Camp v02Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são a bonança esportivo global, com atletas que têm trilhado um caminho intensivo de treinamento árduo para um prêmio que é feito de metal fino. No entanto, os jogos só vão fazer alguma diferença real se nós, como um trem nação da mesma forma como a Olimpíada original focado em nossa própria formação e da jornada para acabar com a guerra ea violência. Certamente, não há melhor presente da nação britânica poderia oferecer ao mundo através dos Jogos 2012 do que um modelo para futuras nações anfitriãs para continuar a construir um mundo de paz.
pesquisa: http://www.100diasdepaz.org/index.php/historia
O BRASIL NAS OLIMPÍADAS
Jogos Olímpicos - Rio de janeiro - Brasil Imagem de Stock Editorial
Muito embora os Jogos Olímpicos da Era Moderna tenham tido início em 1896, as primeiras medalhas conquistadas pelo Brasil em Jogos Olímpicos de Verão ocorreram apenas em 1920, nos Jogos de Antuérpia. A seguir será apresentada uma tabela com os Jogos Olímpicos e o quadro de medalhas conquistadas pelo Brasil a cada edição dos Jogos.
AnoCidade-SedeOuroPrataBronze
1920Antuérpia111
1948Londres001
1952Helsinque102
1956Melbourne/Stocolmo100
1960Roma002
1964Tóquio001
1968México012
1972Munique002
1976Montreal002
1980Moscou202
1984Los Angeles152
1988Seul123
1992Barcelona210
1996Atlanta339
2000Sidney066
2004Atenas523
2008Pequim348
Jogos de 1920 – As medalhas foram conquistadas por Guilherme Paraense, na pistola rápida (ouro); Afrânio da Costa, na pistola livre (prata); e Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastian Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, na pistola em equipe (bronze).
Jogos de 1948 – Conquistou a medalha de bronze com a equipe masculina de basquetebol, composta por: Alberto Marson, Alexandre Gemignani, Alfredo Rodrigues da Mota, Affonso de Azevedo Évora, João Francisco Brás, Luís Benvenuti, Marcus Vinícius Dias, Massinet Sorcinelli, Nilton Pacheco de Oliveira, Ruy de Freitas e Zenny de Azevedo.
Jogos de 1952 – A medalha de ouro foi conquistada no salto triplo por Adhemar Ferreira da Silva. O primeiro bronze também veio do atletismo, no salto em altura, de José Telles Conceição, enquanto o segundo bronze foi conquistado por Tetsuo Okamoto, nadando os 1.500m livres.
Jogos de 1956 – A única medalha dessa edição dos Jogos foi conquistada novamente por Adhemar Ferreira da Silva, em prova de salto triplo.
Jogos de 1960 – As duas medalhas de bronze foram conquistadas na natação e no basquetebol. Manoel dos Santos venceu a prova dos 100 metros livres. A seleção de basquete, responsável pela aquisição da medalha, foi composta por: Algodão, Amaury, Wlamir, Mosquito, Édson, Fernando, Jathyr, Rosa Branca, Sucar, Moyses, Waldemar e Waldyr.
Jogos de 1964 – Mais uma vez o basquete alcançou o terceiro lugar na competição. O time, dessa vez, foi composto por: Amaury, Wlamir, Mosquito, Rosa Branca, Jathyr, Edson Bispo e Sucar, Ubiratan, Friedrich Wilhelm Braun, Victor Mirschawka, Sérgio Machado e Edvar Simões.
Jogos de 1968 – O melhor resultado brasileiro veio, mais uma vez, com o salto triplo, mas agora quem disputava era Nelson Prudêncio. Os dois bronzes vieram do boxe, com Servílio de Oliveira, e da vela, disputada por Reinald Conrad e Burkhard Cordes.
Jogos de 1972 – As duas medalhas conquistadas foram o bronze. Uma delas por Nelson Prudêncio, no salto triplo, e a segunda com o judô, na categoria meio-pesado, por Chiaki Ishii.
Jogos de 1976 – Mais uma vez o salto triplo foi responsável pelo pódio brasileiro, mas dessa vez, com João do Pulo. A outra medalha de bronze veio da vela, com Reinald Conrad e Peter Ficker.
Jogos de 1980 – As duas medalhas de ouro vieram da vela, com Alexandre Welter e Lars Bjorkstrom e com Marcos Pinto Rizzo Soares e Eduardo Penido. Os bronzes vieram com João do Pulo, no salto triplo, e com a equipe de revezamento 4 x 200m na natação, formada por Jorge Fernandes, Marcus Mattioli, Ciro Delgado e Djan Madruga.
Jogos de 1984 – Ouro conquistado no atletismo, nos 800m rasos, por Joaquim Cruz. O voleibol e o futebol masculinos levaram a prata, assim como Ricardo Prado, nos 400m medley (natação), Torben Grael e Daniel Adler, na vela e Douglas Vieira, no judô. Aliás, o judô também foi responsável pelos dois bronzes, com Walter Carmona e Luís Onmura.
Jogos de 1988 – Aurélio Miguel, no judô, foi o responsável pelo único ouro brasileiro. Já as pratas foram conquistadas por Joaquim Cruz, nos 800m rasos, e pelo futebol masculino. Robson Caetano, nos 200 rasos, Torben Grael e Nelson de Barros Falcão, na vela, e Lars Grael e Clinio Freitas, também na vela, ganharam o terceiro lugar.
Jogos de 1992 – O vôlei masculino e o judô, com Rogério Sampaio, ganharam ouro. Já a prata foi alcançada por Gustavo Borges, na natação.
Jogos de 1996 – Foram muitas as medalhas conquistadas pelo Brasil, em Atlanta. Robert Scheidt e Torben Grael e Marcelo Ferreira conquistaram duas medalhas de ouro, em categorias diferentes da vela, assim como o voleibol feminino de praia. Vôlei de praia feminino também levou a prata, junto com Gustavo Borges, na natação, e o basquete feminino. Os bronzes ficaram por conta do vôlei feminino de quadra, duas conquistas na natação, duas no judô, hipismo, vela, futebol masculino e revezamento 4 x 100m no atletismo.
Jogos de 2000 – Nessa edição, o Brasil não conquistou a primeira colocação em nenhuma modalidade, porém levou seis pratas e seis bronzes. As pratas foram no vôlei de praia feminino e masculino, vela, duas no judô e uma no revezamento do atletismo. Basquete, vôlei de praia e vôlei de quadra femininos, vela, hipismo e natação ganharam o bronze.
Jogos de 2004 – Ao contrário de 2000, a edição de 2004 teve cinco ouros brasileiros: vôlei de praia e de quadra masculinos, hipismo e duas conquistas na vela. As mulheres se responsabilizaram pelas medalhas de prata com o voleibol e o futebol. Duas medalhas de bronze foram levadas pelo judô e a terceira pela maratona.
Jogos de 2008 – Ouro conquistado na natação, no salto em distância e no voleibol feminino. Vôlei de quadra e de praia masculinos, futebol feminino e vela ganharam a prata. E por fim, o judô conquistou três de bronze, junto com a natação, o taekwon-do, a vela, o vôlei de praia masculino e o futebol masculino.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

pTd: Profª Wilm@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!