Questões Discursivas
POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS
TEMA: Cotas sociais/raciais
Colégio Estadual Ulysses Guimarães
Comunicação e Expressão
Profª Wilma Nunes Rangel
QUESTÃO DISCURSIVA 2
Habilidade: Compreender e expressar
Temáticas abordadas: COTAS SOCIAIS/RACIAIS
COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
36 das 59 universidades federais têm políticas de cotas raciais e/ou sociais.
32 têm cotas para estudantes oriundos de escolas públicas.
25 têm algum tipo de cota racial.
25 têm algum tipo de cota racial.
21 têm cotas para negros e pardos.
19 têm cotas para índios.
7 têm cotas para deficientes.
1 tem cotas para quilombolas.
INFORMAÇÕES
Apresentamos a seguir algumas possibilidades de respostas das questões das atividades discursivas Comunicação e Expressão, extraídas dos trabalhos enviados.
Na avaliação das habilidades solicitadas, foram consideradas adequadas as respostas que se encaixaram no conjunto de idéias que corresponderam às expectativas do Comunicação e Expressão, quanto à pertinência e à
abordagem do conhecimento, bem como quanto à forma de elaboração das respostas. No geral, as principais habilidades aferidas foram:
Capacidade de:
• Comunicação interpessoal e expressão correta na interpretação da realidade;
• Compreensão do conteúdo do texto;
• Compreensão do sentido das palavras no texto;
• Domínio dos aspectos de organização textual típica do gênero textual;
• Domínio das relações lógico-semânticas entre as idéias do texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações;
• Comparação de textos analisando os aspectos temáticos e estruturais;
• Síntese.
QUESTÕES E POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS
QUESTÃO 2
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao
A introdução do artigo científico apresentado afirma que as cotas universitárias são medidas voltadas para grupos sociais específicos e visam a ampliar as possibilidades de ingresso no Ensino Superior. Com base neste conceito e analisando a tabela intitulada “Cotas nas Universidades Federais”, elabore um parágrafo, selecionando um dos organizadores textuais abaixo para iniciá-lo.
1. conclusão: logo, portanto, pois.
2. condição: se, caso, desde que, a não ser que, a menos que.
3. comparação: como, assim como.
4. conformidade: conforme, segundo.
5. oposição: mas, porém, entretanto, embora, mesmo que.
QUESTÃO 2
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao
A introdução do artigo científico apresentado afirma que as cotas universitárias são medidas voltadas para grupos sociais específicos e visam a ampliar as possibilidades de ingresso no Ensino Superior. Com base neste conceito e analisando a tabela intitulada “Cotas nas Universidades Federais”, elabore um parágrafo, selecionando um dos organizadores textuais abaixo para iniciá-lo.
1. conclusão: logo, portanto, pois.
2. condição: se, caso, desde que, a não ser que, a menos que.
3. comparação: como, assim como.
4. conformidade: conforme, segundo.
5. oposição: mas, porém, entretanto, embora, mesmo que.
POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS
Conforme os dados citados na tabela Cotas nas universidades Federais, pode-se dizer que aqui no Brasil existe um numero favorável de universidades, faculdades que utilizam o sistema de cotas para seleção,(ação afirmativo). Segundo a pesquisa de laboratório de políticas públicas, houve um grande crescimento quanto aos números de vagas na IES. Em 2005, apenas 14 IES estavam com o programa em funcionamento,
enquanto que em 2010 esse numero passou de 14 para 83 instituições que se adequaram a implantação de cotas. No entanto, essa implantação é de fundamental importância para acabar com as diferenças sociais, tanto que até mesmo o poder legislativo vem realizando tentativas para normatizar as praticas de implementação desse programa nas universidades por meio de projetos de Lei. Ana Celia de Moraes Arruda - AMEC
As cotas adotadas para grupos sociais trazem uma leve descriminação popular que separa as classes, pois a cor da pele não é sinônimo de inteligência e qualidade de estudo. Por isso devemos rever esse conceito de cotas para ter igualdade perante os alunos e não privilégios para alguns.
Thaisa Cardouso - Unic Beira Rio
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO DISCURSIVA 3
TEMA: CARÁTER E RESPONSABILIDADE POLÍTICA E A LEI DA FICHA LIMPA
QUESTÃO DISCURSIVA 3
TEMA: CARÁTER E RESPONSABILIDADE POLÍTICA E A LEI DA FICHA LIMPA
Definitivamente,
o eleitor não é bobo. Uma semana antes da eleição, VEJA publicou
uma reportagem de capa, sob o título "Lobos à caça de votos",
mostrando que 184 candidatos a prefeitos e vereadores em nove das
maiores capitais do país tinham processos por crimes graves correndo
na Justiça – assassinato, estelionato, estupro, assalto.
Contabilizadas as urnas de domingo passado, constatou-se que a
esmagadora maioria, 94% dos candidatos, não se elegeu. As urnas
foram severas com os réus-candidatos […]
A
existência de processos contra os candidatos não significa que
sejam culpados dos crimes de que são acusados, pelo bom motivo de
que não foram julgados pela Justiça. Mas mostra que a maioria dos
eleitores está cada vez menos disposta a arriscar seu voto,
sujeitando-se ao perigo de assistir, mais tarde, a seu eleito trocar
plenário por prisão.
Veja On Line,Com
reportagem de Márcio
Pacelli, de Brasília, Carlos
Rydle, Uilson Paiva e Ricardo Mendonça, de São Pau, Acesso, 22/10/14
Pacelli, de Brasília, Carlos
Rydle, Uilson Paiva e Ricardo Mendonça, de São Pau, Acesso, 22/10/14
Considerando
as ideias contidas nos textos 1 e 2, escreva um texoto opinativo, no
qual você deve se posicionar em relação a falta de caráter e
responsabilidade dos políticos brasileiros que se recandidataram,
mesmo com a Lei da Ficha Limpa. Escreva seu texto na norma culta da
Língua Portuguesa com, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10
linhas.
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